Psicologia Clínica

O ser humano vai passando por várias etapas ao longo da sua vida e em algumas dessas fases pode sentir a necessidade de uma intervenção psicológica de natureza preventiva ou terapêutica, que o faça sentir-se melhor consigo e com os outros.

As consultas de Psicologia podem ser um apoio fundamental na infância, adolescência, idade adulta e terceira idade, numa intervenção mais individualizada ou inseridas na rede comunitária e familiar sob a forma de consultas de apoio na gravidez e pós-parto, família e pré-adolescência. Nestas consultas pretende-se auxiliar as pessoas a construir e desenvolver estratégias de forma a alcançar o bem-estar emocional.

Criança

As sessões de psicologia clínica de apoio a crianças e aos seus pais surgem como um auxílio para superar não só as questões de insegurança individuais como também para interpretar e reestruturar a comunicação entre os pais e as crianças.

Quais são os sintomas que justificam a visita de uma criança a um psicólogo? Problemas psicológicos (tristeza, apatia, indiferença, medos e ansiedades), comportamentais (agressividade, violência, recusa em brincar), sintomatologia física (enurese, dificuldade com a aquisição da fala ou marcha), problemas relacionados com o sono (insónias, pesadelos, terrores nocturnos) e mau desempenho escolar.

Adolescente

O período da adolescência é uma fase da vida em que ocorrem profundas mudanças físicas e psico-afectivas. Estas transformações no corpo e mente do adolescente serão o início da consolidação da sua própria identidade e personalidade e este começará a pensar sobre os caminhos e escolhas que irão influenciar grandemente o percurso da sua vida em adulto.

As sessões de apoio psicológico prestadas neste âmbito têm como objectivo auxiliar o adolescente a compreender como encarar as suas escolhas pessoais (afectivas e intelectuais) e as mudanças daí decorrentes..

Adulto

Por vezes ocorrem situações imprevisíveis e difíceis de lidar que desequilibram o quotidiano e, consequentemente, o planeamento que se havia feito para o futuro. Estas ocasiões acrescem, ainda, ao stress do dia-a-dia e às incertezas e expectativas colocadas quanto ao futuro. Nestas situações, a função do psicólogo é auxiliar o adulto a encontrar uma forma eficaz de lidar com a situação problemáticas e delinear novas estratégias de vivência.

Quais as situações que podem ser encaradas como problemáticas? Problemas de relacionamento afectivo e emocional (conjugais, familiares e sociais), problemas profissionais (stress, alterações e pressão profissional), questões de saúde física e psicológica (doença, depressão, ansiedade, stress) e qualquer tipo de situações de mudança.

 

Idoso

É necessário lembrar que o envelhecimento não é uma doença mas sim um processo natural de evolução do ser humano pelo que, nestas consultas, o papel do psicólogo é auxiliar o idoso a encarar esta etapa da sua vida com mais serenidade, aumentando o seu bem-estar e qualidade de vida.

Quais são os problemas que podem surgir associados à terceira idade? A perda de capacidades cognitivas e físicas e de autonomia, a presença de doença crónicas e alterações do sono, o isolamento social e a solidão, sendo comum a manifestação de ansiedade face à morte, bem como luto e depressão.

Outras Intervenções Terapêuticas

Espaço Gravidez e Pós-Parto

A depressão pós-parto ocorre normalmente logo após o parto e principalmente após o primeiro parto. Os sintomas incluem incluem uma grande tristeza e “desesperança”. Muitas mães experimentam alterações de humor e crises de choro após o parto, que desaparecem rapidamente, estas devem-se normalmente a alterações hormonais decorrentes do fim da gravidez. No entanto, algumas mães apresentam esses sintomas com mais intensidade, dando origem à uma depressão pós-parto.

Acreditava-se que somente as mães padeciam desse mal, no entanto, novos estudos mostram que esta disfunção também podem afetar os pais.
Depressão pós-parto não é uma falha ou fraqueza. Se você tem depressão pós-parto, uma intervenção imediata pode ajudar a gerir os sintomas de forma a conseguir disfrutar do seu bebé

Intervenção na Pré-Adolescência

Nesta fase de transição entre a infância e a adolescência (o período entre os 10 e os 14 anos de idade) a criança passa a ter mais responsabilidades e começa a compreender o meio social em que vive.

O papel do psicólogo nestas sessões é auxiliar a criança no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de cidadania. Esta tarefa é realizada através de jogos comunitários e de trabalhos de voluntariado inter-geracional.

Apoio à Família

Quantas vezes sentimos dificuldade em compreender ou dialogar com aqueles que nos são mais próximos? É comum algumas famílias viverem momentos difíceis e terem alguma dificuldade em manter uma relação construtiva entre os seus elementos. Nestas situações, uma intervenção familiar atempada pode ajudar a superar determinadas situações de crise.

As sessões de apoio à família são interventivas na dinâmica relacional da rede familiar com o intuito de reforçar as competências de cada família e destinam-se não só a famílias, como a casais e adultos com necessidade de aconselhamento parental, de mediação familiar e apoio em situações de crise (dificuldade no estabelecimento de regras e limites, divórcio e separação, doença e processos de luto.

Marque a Sua Avaliação Gratuita

Invalid Email
Invalid Number

Nossos Contatos

Onde Estamos

Rua Vasco Santana, 2B 2790-158 Carnaxide

Email

info@deanima.pt